Você conhece a pimenta Habanero?


Você conhece a pimenta Habanero?

As pimentas estão entre os temperos mais utilizados na culinária do mundo todo. Seja em pratos salgados ou doces, ela é capaz de proporcionar um sabor incrível. E não importa se você gosta das mais picantes e ardidas ou das mais suaves, pois sempre tem uma especial para você! Neste artigo, vou mostrar um pouco mais sobre a pimenta habanero. Também indicarei uma receita perfeita, dicas de como usá-la na cozinha e algumas curiosidades. Confira agora!

Receita de molho de pimenta habanero

A pimenta habanero é uma espécie proveniente do México e é extremamente picante. Se você gosta das pimentas bem ardidas, então fazer um molho dela é obrigatório. Veja!

Ingredientes:

  • 12 pimentas habanero
  • 2 cebolas (sem casca e cortadas ao meio)
  • 6 dentes de alho descascados
  • 1 ramo de coentro
  • 1 xícara (chá) de vinagre de vinho branco (250ml)
  • Sal

Modo de preparo:

Primeiro, preaqueça o forno a 200ºC. Em uma assadeira forrada com papel-manteiga, coloque as pimentas em camadas junto com as cebolas e os alhos. Em seguida, espalhe azeite e tempere com o sal. Leve ao forno por cerca de 30 minutos até que os ingredientes fiquem bem assados. Depois, coloque as pimentas, as cebolas e os alhos assados em um processador. Acrescente o coentro e triture até a mistura ficar semelhante a um purê. Adicione ao fim o vinagre e o sal.

Dicas de uso da pimenta habanero na cozinha

Pimenta habanero

As pimentas deixam qualquer prato ainda mais saboroso, e especificamente a pimenta do tipo habanero é capaz de proporcionar um sabor ainda melhor. Isso porque, para quem gosta de sentir o gosto ardido, ela é perfeita! Ela é excelente para a combinação em pratos típicos mexicanos, mas também pode se tornar ainda melhor e suculenta em pratos brasileiros.

Você pode utilizar a receita do molho acima para acrescentar em um lanche, hambúrguer, esfihas ou em salgados, como coxinhas e outros. Além disso, você também pode usar a pimenta em pedaços em qualquer comida do dia a dia, desde o arroz e o feijão até uma deliciosa macarronada de domingo, um prato de lasanha, saladas e muito mais. Ela também é ideal para dar um sabor especial a molhos picantes de tomate e também aos marinados de frutos do mar.

Curiosidades sobre a pimenta habanero

Originária no Caribe e da costa norte do México, ela é uma das pimentas mais fortes que se tem conhecimento, possuindo uma picância de grau 10. Sendo assim, isto leva a um cuidado maior na hora do manuseio, para evitar irritações nos olhos e nos dedos.

Os seus frutos têm a forma de um lampião e também podem possuir cores variadas. Quando não estão maduros, eles podem atingir uma cor do verde-escuro ao alaranjado. Quando maduros, podem variar do laranja-avermelhado até o vermelho mais intenso. E, além disso, a pimenta habanero depois de madura pode ter um sabor levemente adocicado, porém, permanece ardida.

Habanero

+ There are no comments

Add yours