Você conhece a pimenta peruana?


Você conhece a pimenta peruana?

Se existe um tempero que agrada pessoas de nacionalidades bem diferentes, sem dúvida alguma, é a pimenta! Ela pode ser encontrada desde as mais ardidas até mesmo as mais leves, além de dar um toque mais do que especial na decoração do seu prato.

Mas, quando o assunto é sobre as especiarias de pimentas, sabemos que existe uma verdadeira infinidade de tipos de pimentas que fazem verdadeiras combinações em pratos que vão desde os salgados até mesmo os doces. E, desta vez, vou te mostrar um tipo de pimenta muito conhecido e que cai superbem em qualquer prato. Estamos falando da pimenta peruana!

Pimenta peruana

Tudo sobre a pimenta peruana

Assim como o seu nome já sugere a pimenta peruana é originária do Peru, da qual também é conhecida como pimenta peruana redonda, justamente por conta de sua aparência arredondada. Ela possui uma grande resistência ao frio e por isso é cultivada em regiões montanhosas.

E se você quer saber se ela é muito picante, podemos dizer que dentro de uma escalada de zero a dez, a pimenta peruana apresenta o referente a uma nota sete. Por conta de seus frutos conterem bastante polpa, na culinária típica peruana, geralmente ela é consumida frita.

Benefícios da pimenta peruana

Assim como todos os tipos de pimenta, cada uma é rica em diversos pontos positivos para a saúde, e, portanto, com a pimenta peruana isso não podia ser diferente. Ela é rica em efeitos antioxidantes, reduzindo o inchaço, ajudando no processo de emagrecimento e ainda atuando com ação anti-inflamatória no nosso organismo.

Muito rica em vitamina A, B1 e B2, faz com que ela tenha uma ação direta no organismo protegendo e evitando inflamações.

Você conhece a pimenta peruana

Receitas com a pimenta peruana

Que uma pimentinha cai bem em diversos tipos de pratos é fato! E claro que com a pimenta peruana isso não podia ser diferente, não é mesmo? Você pode utilizá-la como tempero para pratos mais tradicionais e também no bom e velho arroz com feijão, ou até mesmo naqueles pratos mais sofisticados e requintados.

Mas, se preferir, pode ainda fazer uma fritura comendo a própria pimentinha peruana, o que garante uma crocância deliciosa! Na cozinha típica peruana, além de frita, eles a utilizam muito de forma recheada com atum ou anchovas. E se preferir abrasileirar este prato, que tal rechear a pimenta peruana com carne moída ou legumes?